A Jornada – Do Início ao Antes

A Jornada – Do Início ao Antes

 

A Jornada dá idéia de ir de algum lugar para outro​.

Este grupo é ir da vida cotidiana, dos laços da personalidade para um não-lugar. 

Do Início ao Antes significa ir para dentro, ir para o espaço aberto e ilimitado.

Trata-se de quatro módulos: Pegadas, Encontro, Comunhão e a Fonte.

Módulo 1 - Pegadas

 

Nesse ponto da Jornada ocorre a descoberta da meditação. Surgimento do centro corporal e possibilidade de tocar, de corporificar a amorosidade sem objeto. 

 

Esqueça as respostas prontas, a aceitação e o preenchimento são internos. Mas onde fica o dentro ?

Quando é feita uma pergunta, a mente busca pelos conceitos que foram passados ao longo da vida. Neste programa nós não iremos utilizá-los, e em verdade, iremos lhe ajudar a derrubá-los.

 

Os conceitos aprendidos programam as respostas comportamentais e emocionais, limitando a uma sensação de prisão em padrões repetitivos. 

 

Muitos papéis sociais foram impostos a você. A espontaneidade foi perdida e então vêm um carrossel de demandas de um sistema que acaba por fragmentar a vida.

 

Este grupo tem ênfase em meditação ativa, que quebra este ciclo automático de reações emocionais e comportamentais e possibilita a visão de um todo completamente novo.

 

As meditações ativas influenciam sua produção neuro hormonal possibilitando novas respostas orgânicas aos mesmos enfrentamentos cotidianos. 

Além das meditações ativas, existe o início da prática da meditação Zen, tronco que deu origem ao chamado mindfulness. É centrado em Coragem, Encanto e  Compaixão. Um redesenho, mais aberto e livre das funções da personalidade.

Módulo 2 - Encontro

A Jornada nesse ponto, desvenda os aspectos que mantém coesão da ideia de personalidade a partir da amorosidade sem objeto.

 

É um momento em que se percebe com nitidez a não-substancialidade da personalidade. A “Vida” que se manifesta na pessoa, não o oposto.

 

Certo e errado são abandonados, e o não-saber se instaura. Surge o observador, o centro que floresce da amorosidade sem objeto.

Módulo 3 - Comunhão

A Jornada nesse ponto, mostra a clareza e a não pragmatização da vida.

 

O Observador é vivido, e o comungar com o mistério além, ou ainda melhor, antes do observador só existe vivacidade.

 

Um grupo em que a ênfase já não é na meditação ativa, em que sentar-se com a pergunta sem resposta é o principal, e a "porta sem porta" está aberta. 

 

E ninguém atravessa, e ainda assim a vida corre sem obstruções. Montanhas e florestas são o que são, o rio corre para o mar e a profundidade do oceano não pode ser posta em palavras.

Módulo 4 - Fonte

A Jornada nesse ponto, da margem mais além, faz-se o que deve ser feito. 

 

Atenção ao que está disponível.

 

A trajetória ao Antes é concluída e nunca foi iniciada. A beleza extraordinária se espelha em todos os momentos. Do velório ao Shopping, tudo brilha e aponta para isto.

 

​É isto, exatamente isto, mil vezes isto. 

 

Verifique as próximas turmas